30/07/09
Direitos Humanos
Lançamento do Território de Paz em Salvador - cobertura
Com a implantação do programa Território de Paz em Tancredo Neves (Beiru) na quinta-feira, dia 29/07, os trabalhos de combate à violência na região começam a ser intensificados. O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), numa articulação conjunta dos poderes municipal, estadual e federal .
O lançamento do programa aconteceu no antigo Centro de Direção do Detran, no bairro de Narandiba, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o Governador Jaques Wagner, o Prefeito João Henrique, o Secretário de Educação da Bahia Adeum Sauer, o Secretário da Justiça Nelson Pelegrino e o Ministro da Justiça Tarso Genro.
O Território de Paz objetiva desenvolver uma série de ações integradas e articuladas a fim de reverter o quadro de exclusão social e diminuir os índices de violência no país. Em Salvador, ele inicia suas ações no bairro de Tancredo Neves/Beiru. O projeto, que é direcionado para jovens de 15 a 29 anos, visa implementar 28 ações preventivas voltadas para a área de segurança e assistência social com foco no combate à violência e, para o início das atividades, foi montado um centro de articulação comunitária. “A expectativa é que até o fim do ano as ações aconteçam de forma integrada”, informa Pelegrino.
Salvador é o 8º município do país incluído no Território de Paz. O bairro de Santo Amaro, em Recife (PE), foi o primeiro a receber o projeto, em dezembro de 2008. Na Bahia, outros três Territórios de Paz estão previstos, um em Lauro de Freitas, outro em Simões Filho e um terceiro em Camaçari, áreas consideradas preocupantes pelo elevado grau de criminalidade. “A violência na cidade é fruto de um modelo econômico hostil. O trabalho do Território de Paz será desenvolvido com grande responsabilidade”, enfatizou o governador da Bahia.
“Inovador e ousado, assim é o Território de Paz, já que atua em local de vulnerabilidade e risco e tem uma capacidade muito grande de revolucionar a realidade atual em se tratando de violência. Intervir no que o povo realmente precisa, é a forma do governo mostrar que tem compromisso e trabalha. Na Bahia, o projeto vai dar um grande passo com relação à questão social”, define Eva Bulcão coordenadora do PROTEJO, um programa desenvolvido pelo IAT/SEC, vinculado ao Pronasci, e que faz parte do Territótio de Paz.
O lançamento contou com a participação de alguns dos programas do Pronasci, como Mulheres da Paz e Senhoras do projeto Conviver – CSU, além da apresentação do coral Centro de Integração Familiar – CEIFAR. A Polícia Militar, Rondesp e o Corpo de Bombeiro colaboraram para a segurança no local. Além disso, foram ativados postos de atendimento do PROCOM, Caixa Econômica Federal, um posto de Segurança Pública e um posto médico. Para a capitã Ana Souza, do Corpo de Bombeiros, esse projeto é fundamental para reverter os indicadores da violência em Tancredo Neves.
Na cerimônia, foram assinados, pelo governador, prefeitos e ministro, documentos de ações do Território de Paz, como as dos Cinco núcleos de justiça comunitária, o Monitoramento cidadão, o Canal comunidade, a Geração consciente e o Plano de habitação dos profissionais de segurança pública.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário